• Contato: (62) 99393-9595

  • E-Mail: hotelfazendaserradairara@gmail.com

Conheça Pirenópolis -

Nosso Patrimônio...

História da Cidade

Pirenópolis é um município histórico, sendo uma das primeiras do estado de Goiás. Fundada com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-o como Manoel Rodrigues Tomás). As minas foram descobertas pelo bandeirante Amaro Leite, porém foi entregue aos portugueses por Urbano do Couto Menezes, companheiro de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera Filho, na primeira metade do século XVIII. Segundo a tradição local, o arraial foi fundado em 7 de outubro de 1727, porém não há documentos comprobatórios e muitos historiadores e cronistas antigos afirmam ser a fundação em 1731.

Foi importante centro urbano dos século XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Ainda no século XIX, com o nome de cidade de Meia Ponte, destacou-se como o berço da música goiana, graça ao surgimento de grandes maestros, bem como berço da imprensa em Goiás, já que ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense. Em 1890, mudou seu nome para Pirenópolis, o município dos Pireneus, nome dado à serra que a circunda. Ficou isolada durante grande parte do século XX e redescoberta da década de 1970, com a vinda da capital Brasília para o Centro Oeste. Hoje, é famosa pelo turismo e pela produção do quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL NACIONAL

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), as Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e de Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

 

Um lugar especial para vivenciar a natureza, diminuir o estresse que a vida urbana proporciona.

Endereço

GO-225, KM 17 (entre Pirenópolis e Corumbá) "No coração do cerrado."

Central de reservas:

(62) 99393-9595 (celular e WhatsApp) (62) 98151-9326 (somente WhatsApp) 
 hotelfazendaserradairara@gmail.com

 Horário de Atendimento- Seg a Seg: 8h ás 20h
Sábados das 09h ás 18h

Acesso Rápido

Nenhum marcador encontrado.
Todos os Direitos Reservados - Hotel Fazenda Serra da Irara - Pirenópolis-GO